Construção, Arquitectura e Engenharia, Decoração

Restauro Quinta em Joane

Restauro e ampliação de Quinta em Joane.
14 nov 2011 min de leitura
CONDIÇÕES DO IMÓVEL.
O imóvel permaneceu devoluto durante longo tempo. Este factor contribuiu para que tenha entrado num estado de degradação progressiva.
Este edifício constitui um exemplar da arquitectura vernácula. Divide-se em dois pisos: o piso inferior, onde se encontravam a adega e as cortes do gado; e o piso superior, onde se desenvolvia a habitação. Este conjunto compreende ainda: um segundo corpo, que correspondia à zona de cozinha; e um lagar, que se encontra hoje em ruínas.
 
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.
Pretende-se requalificar a edificação principal existente e avançar com uma ampliação desta, através de um corpo autónomo.
Na edificação existente a estratégia é, eliminando todas as componentes em elevado estado de degradação, assumir como matriz organizativa do espaço o sistema estrutural desenhado pelas paredes em alvenaria de pedra.
O piso inferior permanecerá como complementar à habitação, albergando programas que aproveitam as condições específicas deste espaço.
No piso superior desenvolver-se-ão os espaços de uso comum: escritório, salas, cozinhas e espaços de apoio. No corpo mais a nascente instalarse-á uma suite com quarto, sala e instalação sanitária.
Na nova edificação, será definida a zona de quartos (3 quartos e 2 instalações sanitárias), que surge por questões compreensíveis do programa.
Esta nova edificação liga-se à estrutura principal através de pequeno corpo envidraçado, uma espécie de cordão umbilical.
Os acabamentos, no que diz respeito à estrutura préexistente, respeitarão as soluções iniciais: alvenaria de pedra, reboco, ripados de madeira e telha cerâmica.
Naquilo que constitui intervenção nova, usar-se-á dois materiais de acabamento: o vidro e a madeira devidamente tratada.
O novo corpo proposto será revestido com um ripado de madeira de 10 cm e com portadas do mesmo material.
  
  
  
  
  
  
  
  
Construção, Arquitectura e Engenharia, Decoração
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.