Galeria de projectos e construção
Alguns dos nossos trabalhos
Galeria de projectos e construção
Voltar \ Xavier S. Cosme

Xavier S. Cosme

18 mai 2017
Xavier S. Cosme
Moradia Unifamiliar do tipo T3. Trata-se de uma moradia isolada estando prevista uma distribuição em consonância das necessidades e pretensões do requerente. Arquitectura; Engenharia; Construção;
Moradia Unifamiliar do tipo T3. Trata-se de uma moradia isolada estando prevista uma distribuição em consonância das necessidades e pretensões do requerente.

O edifício, cujo programa se apresenta, pretende de forma correcta e agradável, dar resposta às intenções manifestadas pelo requerente e às características do terreno para tal pretensão.

A solução arquitectónica encontrada para este projecto teve como requisito a utilização de linhas de carácter contemporâneo e modernas e apelativas, utilizando materiais modernos e nobres, convidando ao olhar, destacam-se grandes vãos que permitem melhor luminosidade natural e melhor aproveitamento térmico no seu interior assim como a contemplação das vistas circundantes a partir do interior da mesma.
Em termos de aspecto exterior, e no seguimento do citado anteriormente, procurou-se que o projecto garanta uma perfeita integração da moradia na paisagem. Esta integração obteve-se não só através de uma cuidada volumetria como também através dos materiais a empregar cuja escolha foi necessariamente bastante criteriosa.

  1. A moradia apresentará as seguintes características:
 
  1. Corresponde a uma habitação unifamiliar do tipo T3.
  2. A edificação desenvolve-se em dois pisos (rés-do-chão e andar),
  3. O piso da cota de soleira compreende a garagem, sala, cozinha e w.c. e possuirá uma comunicação vertical interior com o piso superior. O piso acima da cota de soleira compreende a zona íntima composta por 2 quartos com uma instalação sanitária comum e uma suíte com instalação sanitária privada.
  4. A entrada principal da habitação estabelece-se a partir da fachada lateral 
  5. A cozinha terá ligação directa ao exterior da habitação.
  6. A garagem, terá capacidade para dois veículos ligeiros e terá acesso directo ao exterior da moradia.
 
  1. Os materiais de acabamento dominantes serão: 
 
  1. Alvenarias exteriores em ETIC’s com acabamento em areado médio de cor clara.
  2. Todas as coberturas serão planas não acessíveis e serão revestidas com painel do tipo “sandwich” assente em lajes aligeiradas, possuindo ainda isolamento térmico.
  3. As varandas serão revestidas com tijoleira.
  4. O pavimento de acesso à garagem será em cubos de granito assentes em almofada de tout-venant.
  5. As caixilharias serão em alumínio à cor natural escovado. O sistema de obscurecimento dos vãos exteriores será estabelecido através de estore exterior.
  
  1. Restantes Infra-Estruturas: 
 
  1. Infra-estruturas de Abastecimento de Água – será feita a ligação à rede pública existente no arruamento.
  2. Infra-estruturas de Drenagem de Águas Residuais – será feita a ligação à rede no arruamento.
  3. Infra-estruturas de Distribuição de Energia Eléctrica e de Telecomunicações - serão executadas a partir das respectivas redes existentes no local, pelo que, o fornecimento de energia eléctrica será de acordo com o projecto a elaborar oportunamente. 
  4. Infra-estruturas de Drenagem de Águas Pluviais – não poderá ser feita a ligação à rede no arruamento, visto não existirem. 
 
  
  
  
Veja Também